terça-feira, 13 de abril de 2010

Quando eu vou mudar de treino?

Algumas perguntas andam atormentando a cabeça de algumas pessoas:

O mundo vai acabar em 2012?

O Brasil vai ganhar a copa?

Quando eu vou mudar de treino?

As duas primeiras são meio complexas, mas a terceira eu posso responder.

Vários alunos tem essa pergunta na cabeça, então vão alguams dicas:

Primeiro: Quando você começar a terminar o seu treino atual uns 15 minutos antes do horário, já terá dado um passo importante. Isso quer dizer que sua condição física e técnica foi aprimorada, dando condições de tentar um treino mais longo e intenso (Como melhorar a sua condição eu escrevo outro dia).

Segundo: Quando você começar a se sentir bem para trocar de treino, converse com o seu professor. Se já estiver na condição anterior, melhor ainda! O professor nunca vai forçar o aluno a mudar de treino, vai sugerir. Cabe ao aluno aceitar ou não. E olha que tem aluno que não quer mudar de treino.

O mais importante é o bem estar. Se você estiver se sentindo bem, seja no branco, amarelo ou azul, é isso que importa.

Quais as principais diferenças de um treino para o outro?

No treino branco, o foco maior é a melhoria da técnica. São trabalhados exercícios de correção, essencialmente dos nados crawl e costas, com uma metragem menor, pensando em qualidade de nado.

Já no treino amarelo temos prioridades mistas, técnica e física. Ainda são trabalhadas correções, agora com maior ênfase nos nados peito e borboleta. Este treino passa a ser um pouco mais intenso, iniciando o trabalho com tiros de velocidade, visado a melhora da qualidade física dos alunos.

Para os alunos do treino azul, a prioridade passa a ser o treino de manutenção. Ou seja: Manter a qualidade técnica e física. Já não há um aumento significativo na metragem total, mas a intensidade das séries de tiro pode variar bastante. Desde séries curtas de velocidade e força, até séries longas de resistência.

Abraço a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário