segunda-feira, 10 de maio de 2010

Treinos longos e Frequência

Grande parte dos alunos já percebeu que, nas últimas semanas os treinos têm proposto séries maiores de tiros, mais "rodados". Os nadadores do treino amarelo começaram a fazer séries de 10X25m e já estão fazendo nesta semana 8X50m. O pessoal do treino azul também realizou séries maiores, com tiros de 100m.

Porque isso? Pra quê tanto tiro?

Neste segundo semestre, resolvemos mudar um pouco a periodização dos treinos. Periodização pode ser entendida como a forma que os treinos são planejados dentro de um determinado período, visando um objetivo final.

O nosso período é o semestre, o objetivo final é o teste de metragem no fim de junho (com data prevista para 23 e 24 de junho, mas isso é extra-oficial, não estou prometendo nada).

As séries propostas nos treinos visam melhorar a resistência dos alunos, permitindo um melhor rendimento ao nadar distâncias mais longas, não só na piscina mas também em águas abertas.

O mais importante disso tudo, é que a frequência nas aulas é importantíssima, mais que isso, é fundamental para a melhora física e técnica. Quando um aluno perde aulas, ele perde a continuidade do trabalho, perde o ritmo. E quando volta a nadar, as séries cresceram muito e parecem quase impossíveis de serem cumpridas.

Por isso a palavra chave é FREQUÊNCIA.

Manter a frequência significa dar continuidade no treino, e esta é a única maneira de obter resultados. Não existe fórmula mágica para ganhar resistência, força ou velocidade. A melhora só aparece mediante o treino.

E uma das interpretações para a palavra treino é: Repetição.

Por isso, vejo vocês na piscina!

Abraço a todos!

Um comentário:

  1. aaaahh esses treinos loooongos!!! hehe
    Repetir as vezes fica chato, mas estao me ajudando a aprender a controlar o meu ritmo, e manter o mesmo ritmo em todos tiros... estou gostando do treinos.

    ResponderExcluir