quarta-feira, 17 de março de 2010

Rodando na raia

Em algumas aulas, com um número maior de alunos normalmente são acomodados nas raias 3 ou mais alunos.

Aí aparece a necessidade de "rodar" na raia...

Para alguns, isso se torna um tormento, é complicado, é difícil, e um monte de outros adjetivos semelhantes são citados.

Vale lembrar que isso é um procedimento comum na natação. Em alguns grupos competitivos do clube, chegam a nadar 8 atletas por raia. Com as crianças de 11 anos, eu já presenciei 12 alunos na mesma raia. Inclusive a equipe principal (com nadadores olímpicos), que durante os treinos nada com 5 ou 6 atletas por raia.

Mas a coisa não é tão feia assim. Tudo pode se resolver, e até ficar muito melhor prestando atenção em algumas coisas.

Em primeiro lugar, deve-se respeitar a "mão" de trânsito. Nadar na contra-mão pode causar uma bela dor de cabeça, literalmente. Imagine dois alunos nadando de costas, um vindo de encontro ao outro, o professor do lado de fora gritando feito um louco, mas os alunos estão compenetrados na natação. De repente! Toc!

Se isso acontecer, peça desculpas, dê umas risadas e continue nadando, afinal de contas, ninguém faz isso de propósito.

Outra dica interessante é procurar pessoas com o mesmo ritmo para dividirem a raia, assim ninguém atropela ninguém, e todo mundo nada sossegado. Se você quiser melhorar o seu condicionamento, a dica é procurar pessoas com um ritmo mais forte que o seu. Ao rodar na raia, você sentirá a necessidade de acompanhar o grupo, se começar a amolecer, alguém pega no seu pé ( outra vez, literalmente).

Quando precisar ultrapassar uma pessoa, seja delicado, não precisa passar por cima. Apenas dê uns toques no pé da pessoa da frente, e aguarde até a próxima virada. Seu colega vai perceber que alguém quer passar.

E se você sentir um toque  no pé, seja gentil, quando chegar na próxima parede, aguarde um instante, permita a ultrapassagem, e continue nadando atrás do seu colega.

Durante a saída para uma série, não saia colado no companheiro da frente. Espere um pouco mais, deixe o seu colega se afastar uns 10 metros, assim, todo mundo nada mais tranquilo.

Rodar na raia pode ser muito proveitoso, basta você estar disposto a aproveitar.

Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário